Eiiiiii......Estamos reformulando nossa plataforma!!!
Mas não deixaríamos você na mão. Tem muita inspiração Decor e Gourmet pra você. Nossa produção de contúdo não para...❤
Muitas vezes visto com estranheza pela maioria das pessoas, a decoração exótica é um estilo no qual a palavra de ordem é personalidade. Mas, afinal, como podemos definir o que é exótico? Em resumo, o dicionário Michaelis define assim:
1. Que não é natural do país onde vive: “[…] a haitiana solta gritos histéricos e diz palavras duma língua exótica que nem o culto Prof. Libindo consegue identificar” (EV).
2. Diz-se de algo que se apresenta excêntrico: Tinha um gosto exótico de comer pizza salgada com geleia.
De fato, a decoração exótica é exatamente assim. O estilo, quando adotado em algum cômodo (ou mesmo a casa toda), tem este poder de dar ênfase àquilo que é diferente, seguindo duas vertentes distintas: a do estrangeirismo, ou seja, a adoção de uma cultura ou a mescla delas no decor, e a do que é peculiar, pitoresco e que pouco é explorado num estilo tido como convencional.
De maneira geral, quem gosta deste tipo de decoração ama arte – em especial estilos como expressionismo e surrealismo. Flerta com diferentes tipos de trabalhos manuais – além de gostar muito de colocar a mão na massa e criar objetos decorativos totalmente únicos por meio da customização. Com a mente aberta, quem gosta do exótico não vê estranheza ou mesmo julga elementos decorativos visto como ‘diferentes’. O que eles querem mesmo é agregar tudo isso e valorizar aquilo que mais interessa: a sua própria personalidade.
Bom, agora que você já sabe o que é exótico e teve uma breve ideia de como aplicar este estilo na decoração, está na hora de partir para o que consideramos o lado prático. Elencamos imagens e ainda te passamos boas dicas para harmonizar objetos, tons e texturas. Também temos bons segredinhos para você não acabar caindo no ostracismo e fazer do seu decor exótico, algo over.
A primeira dica para criar um decor exótico é brincar e mesclar estilos. Aqui não tem regra, mas claro, vale o bom senso. Busque por inspirações em livros e na internet para encontrar algo semelhante ao que você deseja compor em casa. Como já mencionamos, o decor exótico pode ter diferentes facetas, e os objetos bem como a adoção e texturas são essenciais para criar o estilo. De maneira geral, aqui não vale ser neutro. Tudo tem que aparecer na medida certa.
O inusitado pode aparecer numa estampa oriental, num mobiliário cheio de design, nas cores e no brilho dos arranjos nos desenhos e gravuras pendurados na parede. Pode estar na madeira, nos tecidos e até naquela cadeira herdada da vovó ou na cabeça de animal decorativa conseguida num antiquário ou galeria de arte. Tudo pode ficar junto e misturado sem qualquer tipo de cerimônia.
Outra ideia e que pode fazer você cometer menos erros na hora de decorar é apostar na decoração exótica no sentido de estrangeirismo – ou seja, trazer ao ambiente elementos decor que nada tem a ver com a cultura brasileira. Mais do que um decor étnico, esta ramificação do decor exótico se baseia em elementos comuns e cheios de significado para outros povos, mas que aqui não são nada comuns. Vamos a um exemplo prático:
Na decoração africana, é muito comum o uso de grandes estátuas, esculturas de animais e totens. As cores usadas, normalmente são aquelas que remetem ao continente – como o verde, marrom e amarelo escuro. Já no decor mexicano, o uso de estampas coloridas e as tradicionais catrinas (as caveiras) estão por todos os lados. E no decor inspirado no exotismo árabe, os grandes protagonistas são os papéis de paredes com arabescos, tapetes enormes e almofadas grandes no chão.
Tem também o estilo kitsch, uma espécie de decoração exótica que surgiu na Alemanha, no qual vale deixar tudo à mostra. Ao primeiro momento, você pode pensar que é só bagunça, mas aos poucos, você passa a entender que tudo faz sentido e uma razão de ser no ambiente. Da almofada psicodélica aos imãs de geladeira criativos – tá tudo junto e misturado.
Por vezes, a decoração exótica recebe algumas pitadas de religiosidade. E vale ressaltar que não devemos nos restringir ao cristianismo. Figuras do hinduísmo e também do budismo também podem estar presentes na decoração. Uma dica legal neste caso é não usar estes elementos religiosos apenas como decoração. Fica muito mais legal quando você entende e de alguma forma eles têm algum tipo de significado pra você. O ambiente decorado fica com muito mais personalizado.
Então, independente do que você escolher, a decoração exótica abre inúmeras possibilidades e cabe a você usar o bom senso ara não fazer do estilo algo over.
Gostou das nossas inspirações para uma decoração exótica? Em nosso blog você encontra uma série de posts a temática ou que a gente mais ama neste mundo: decoração. Para conferir, basta clicar nas imagens:
[Inspiração do dia] Decoração Frida Kahlo
Decoração Kitsch: o mix de elementos no espaço
8 erros comuns na hora de decorar ambientes
Gostou das nossas dicas para arrasar na decoração exótica? Aproveite e clique para conferir muito mais aqui!
Imagens: Uređenje i dizajn doma, Frog Hill Designs, Pinterest, Decoist, Aptoise.com, Cozinhas Itatiaia, Better Decorating Bible.