Eiiiiii......Estamos reformulando nossa plataforma!!!
Mas não deixaríamos você na mão. Tem muita inspiração Decor e Gourmet pra você. Nossa produção de contúdo não para...❤
E como a gente sempre procura te dar uma mãozinha com dicas, novidades e tendências para você decorar a sua casa, aqui você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar na preparação de uma deliciosa fondue. Sim, porque de nada adianta uma linda sala de jantar super bem decorada, se você não exibi-la para os amigos, não é mesmo?
Então vamos lá, que tal começar a escolher a panela de fondue ideal, planejar um jantar com os amigos, regado a um bom vinho e muita diversão? Pode deixar que os preparativos para o jantar são por nossa conta! ;)
Para cada receita, um modelo de aparelho de fondue. Sim, pode até parecer frescura, mas o uso de uma panela de fondue específica influencia no sabor do prato. E para não ficar em apuros na hora de preparar o seu jantarzinho, que tal aprender quais os modelos de aparelhos de fondue existem no mercado gourmet? Fique por dentro:
O tradicional material inox, quando falamos em aparelhos de fondue, neste caso não é o campeão em versatilidade. Este modelo de aparelho de fondue é mais específico para o fondue de carne, já que o material aquece e propaga facilmente o calor. Já para as receitas de fondue de queijo e chocolate, há mais desperdício do creme, já que ele tende a grudar mais facilmente neste modelo de panela.
As panelas de fondue transparentes são realmente lindas e charmosas, já que você consegue visualizar os alimentos sendo mergulhados na fondue. Neste tipo de aparelho de fondue, a distribuição do calor também é de forma uniforme, mas como o muitas vezes o vidro é fino, deve-se ter atenção e um controle maior da chama, para não queimar a fondue de queijou ou chocolate.
Este é um dos modelos de panela de fondue mais vendidos, já que é superversátil e serve tanto para o preparo de fondues de carne, queijo e chocolate. No entanto, é um dos modelos que mais inspiram cuidados a começar pela qualidade do antiaderente, já que pode haver liberação de ácidos e resíduos, o que pode interferir no sabor da fondue. Outro ponto que deve ser observado também neste modelo de aparelho é com relação aos garfinhos e acessórios, que normalmente são de metal, o que pode riscar o antiaderente com facilidade.
Este tipo de aparelho é superadequado para o preparo de fondues de queijo e chocolate. Tudo porque a porcelana é um material resistente, que conserva bem o calor e você não perde nada da sua receita, já que as fondues não grudam tão facilmente neste tipo de material. Além disso, a porcelana é um material mais barato e encontrado em diversos formatos.
As panelas de fondue de ferro esmaltado são o must have dos apreciadores de fondue. Tudo porque este modelo de aparelho de fondue retém e distribui o calor igualmente - característica ideal no preparo das fondues de carne, e não deixa as fondues de queijo e chocolate grudarem na panela, devido ao esmaltado. O melhor dos mundos, não acha? Normalmente, este modelo de panela de fondue é um pouquinho mais caro, mas vale o investimento!
Esta panela de fondue é a queridinha de quem adora praticidade e comodidade na hora de preparar a fondue. Com este modelo não há necessidade do fluído para acender a panela, de cuidar da chama para não queimar a carne ou o queijo. Nos aparelhos de fondue elétrico você só vai precisar de uma tomada e no máximo uma extensão. Pronto, basta escolher a temperatura desejada, apertar o botão on e voilà, uma magnifique fondue!
Mas ainda há quem torça o nariz para este modelo e prefira a velha e boa panela de fondue que acende com fluído ou uma velinha mesmo, tudo para manter a tradição, o charme e o romantismo na hora de comer a fondue. Pensando por este lado, até que é compreensível, não é?
Bem, agora que você já conhece os modelos de panelas de fondue e inclusive já escolheu o seu, vamos ao menu da fondue.
Tudo vai depender do paladar dos seus convidados. Se a preferência for pela carne, basta cortar em cubinhos a carne de boi, frango ou porco, para agradar a todos os paladares. E não esqueça de caprichar nos molhinhos. Os que ficam deliciosos no acompanhamento das carnes são: rosé; pimenta agridoce; barbecue; mostarda com mel e creminho de alho, por exemplo.
Ah, e uma dica bem bacana é usar o óleo de algodão ou de coco para fritar as carnes. Assim, a sua linda sala de jantar continua linda e cheirosa. ;)
Agora, se você é fã de uma fondue de queijo, além de ser uma receita deliciosa, ela costuma ser mais prática em preparar e servir. Você confere aqui uma deliciosa receita de fondue de queijo da Le Creuset. Imperdível!
E para finalizar em grande estilo, é claro, ela, a irresistível fondue de chocolate. Para a receita da fondue de chocolate não tem segredo não, basta escolher um bom chocolate (amargo e ao leite), misturar com creme de leite e derreter em banho-maria. Quer dar um toque especial? Adicione algumas gotinhas de licor de laranja, rum ou conhaque. Não tem erro! É só servir acompanhado de frutas, como morango, banana, uvas, as mais cítricas também ficam uma delícia, além de tubetes e marshmallow.
Bem, você já percebeu que a fondue é um prato diferenciado, logo, ela merece sim uma mesa que esteja à sua altura, concorda? Mas atenção, não basta apenas uma mesa bonita, ela deve ser acima de tudo prática. Então, quanto menos complicar, melhor. Uma decoração mais clean também ajuda a não atrapalhar, já que no centro da mesa vai ficar a panela de fondue e normalmente ela vem acompanhada de potinhos com os molhos, complementos. Então aposte na máxima ‘menos é mais’, mas claro, sem perder o estilo.
GUIA | Como comer fondue? Atente à etiqueta!
Como montar uma mesa de fondue?
Quer mais produtos para montar uma linda mesa de fondue? Confira aqui: